12-Nov-2019

Please reload

Posts Recentes

Formação Catequistas

September 26, 2017

1/2
Please reload

Posts Em Destaque

Eu e a pessoa de Jesus

March 29, 2017

 

Queremos neste instante refletir quem sou eu .....? E quem é a pessoa de Jesus na minha vida?

Primeiramente vamos refletir quem sou eu, iniciemos fazendo uma busca da minha vida, quem são os meus pais, como é estruturada minha família a qual convivo, como foi meu nascimento, minha infância, minha adolescência, minha juventude, minha idade adulta. Assim pensar quem sou eu dentro da minha família, quais são as minhas atitudes de filho, de pais, de avós; quais são os meus compromissos dentro da instituição.

Neste sentido quem sou eu como filho de Deus? Quando fui batizado? De que forma fui evangelizado, como é minha vida dentro da Igreja como membro, como católico, me sinto responsável pela evangelização? Sou verdadeiramente discípulo missionário de Jesus?

Quando falamos na pessoa de Jesus nos fazemos vários questionamentos, pois muitas vezes queremos responder o que falam da pessoa Dele, como foi sua vida, seu nascimento, quando iniciou sua vida publica, quais foram os seus ensinamentos, quais foram os seus milagres, quem eram os seus discípulos como Ele era reconhecido e falado pelos fariseus e mestres da lei, ou seja, falamos de Jesus Histórico.

Assim nossa resposta geralmente é essa: Jesus é o filho de Deus que se fez homem e morreu na cruz do calvário para nos dar a oportunidade de alcançarmos a salvação de nossas almas. A morte de Jesus foi um gesto de amor e misericórdia e por mais que o homem tente não vai conseguir entender a dimensão deste amor. É aquele que pode te libertar dos vícios e curar doenças do corpo e da alma. Pode te abençoar e transformar completamente sua vida e a vida de toda sua família. “Cf Mt 11,28 - Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”.

Essa era sua missão: Ser o nosso Salvador! Somente alguém sem pecado, sem mancha, sem imperfeições poderia se sacrificar em lugar dos pecadores e dar-lhes salvação. Por isso, Jesus é o Salvador daqueles que creem Nele. Foi o que o evangelista Lucas registra quando do nascimento de Jesus: “É que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” (Lucas 2,11).

Quando Pedro identifica Jesus como “o Filho do Deus vivo”, está apontando para a divindade e domínio de Cristo sobre todas as coisas. A palavra Senhor na língua grega quer dizer dono. Vários dos apóstolos referiam-se a Jesus como o “Senhor”, ou seja, o dono de todas as coisas, o que incluía suas vidas e fé. Por isso, chamavam-se a si mesmos de servos Dele: “Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus” (Rm 1, 1).

Mas não é realmente isso que queremos refletir. A resposta que devemos dar é mais profunda na verdade, a pergunta que devemos responder é quem é Jesus pra mim? Aí se torna bem mais difícil, pois para responder eu preciso ser próximo Dele, ser intimo, ser verdadeiramente discípulo, essa resposta deve surgir do meu interior, do tempo que passo ao seu lado.

Para dar essa resposta torna-se necessário um período diário de oração de conversa com Ele, vivenciar o seu mandamento “amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a ti mesmo”, por isso não é possível responder de uma hora pra outra é preciso tempo, ser realmente seu discípulo.

 

Pe. Adelcir Thiago Welter

Share on Facebook
Share on Twitter