"Família, uma luz para vida em sociedade"

O subsídio "Hora da Família 2017" foi disponibilizado pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF). O material traz temas para os encontros da Semana Nacional da Família, que neste ano acontece de 13 a 19 de agosto. O assunto de reflexão do material, a partir do tema "Família, uma luz para a vida em sociedade", está em sintonia com o empenho da Igreja no Brasil para que seja percebida a importância das ações dos cristãos leigos na sociedade.
Compostos de orações, momentos de escuta da Palavra de Deus e de partilha, os encontros para a Semana Nacional da Família tratarão a reflexão da temática a partir de textos bíblicos, de trechos de documentos do Magistério da Igreja e de pequenas histórias.
O subsídio propõe as seguintes temáticas: O perfil mariano da Igreja; A família; A necessária mudança de mentalidade e de estrutura; Igreja, comunhão na diversidade; O perdão na família: fonte de reconciliação e libertação; Serviço cristão no mundo; e A família promotora da misericórdia na sociedade.
"Desejamos que, ao refletir sobre os sete temas propostos, nossas famílias cresçam na harmonia e na disposição de Servir melhor a Deus sendo realmente uma luz para a sociedade", espera o assessor nacional da Comissão para a Vida e Família da CNBB e secretário executivo da CNPF, Padre Jorge Alves Filho.
Além dos tradicionais encontros celebrativos para o Dia das Mães e o Dia dos Pais, o "Hora da Família 2017" apresenta uma sugestão de Leitura Orante inspirada no tema "Valor e virtude do amor", a partir do texto bíblico de I Coríntios, 13.
O documento também traz como novidade a Consagração à Sagrada Família, que deve ser feita em 31 de dezembro. Para este momento, as famílias poderão utilizar o encarte com a Imagem da Sagrada Família para consagração da casa como compromisso de fé, amor e missão. (LMI)
Fonte: gaudiumpress.org