top of page

Ninguém ama aquilo que não conhece! Conhecer para servir melhor!


Originariamente, a palavra "liturgia" significa “obra pública”, “serviço por parte dele em favor do povo”. Na tradição cristã, quer dizer que o povo de Deus toma parte na Obra de Deus. Pela liturgia, Cristo, nosso Redentor e Sumo-Sacerdote, continua na sua Igreja, com ela e por ela, a obra da nossa redenção.

No Novo Testamento, a palavra "liturgia" é empregada para designar, não somente a celebração do culto divino mas também o anúncio do Evangelho e o ato de caridade. Em todas estas situações, trata-se do serviço de Deus e dos homens. Na celebração litúrgica, a Igreja é serva, à imagem do seu Senhor, o único "Liturgo" (aquele em que se concretiza os rituais litúrgicos), participando no seu sacerdócio (culto) profético (anúncio) e real (serviço de caridade).

A partir desta definição, tirada do catecismo, a liturgia é, antes de mais nada, serviço. Este serviço é tomado de dois aspectos: divino e humano. Assim como em todo processo de redenção da humanidade, Deus se revela, e se revelando transmite seu plano de amor e salvação, por meio de gestos e palavras.

E, porém, a salvação exige da humanidade a sua participação, a sua adesão de fé, o acolhimento e a vivência das verdades reveladas. E neste plano salvífico a liturgia ocupa um papel primordial: é serviço, ação de Deus para a santificação do homem dando a liturgia um aspecto redentor; e é esta ação divina que provoca o serviço humano, ou seja, o louvor de Deus, dando assim um aspecto venerador.

“A liturgia não esgota toda a ação da Igreja". Deve ser precedida pela evangelização, pela fé e pela Conversão, e só então pode produzir os seus frutos na vida dos fiéis: a vida nova segundo o Espírito, o empenhamento na missão da Igreja e o serviço da sua unidade.

Fonte: Catecismo da Igreja Católica

A Pastoral em Ação

Os coordenadores reúnem-se mensalmente junto com o Pároco Pe. Clodoaldo para elaborar a liturgia das missas e dos eventos inerentes a ela. E semanalmente, todas as quartas feiras às 19h30 na primeira sala de Catequese Dom Olivio Fazza com as equipes de Liturgia escaladas para o final de semana para a preparação das santas Missas.

Com muito carinho e alegria foi realizada, no dia 17/09 na Catedral a Formação Litúrgica presidida pela coordenadora diocesana de Liturgia, Severiana Farina, para os nossos agentes de Pastoral e Movimento, a qual agradecemos pela disponibilidade, dedicação e zelo pela Liturgia.

Agradecemos também a todas as pessoas que contribuíram com mais essa formação, e as lideranças de cada comunidade pela presença, dedicação e empenho para celebrar cada vez mais e melhor a Santa Missa. No total tivemos a participação de 130 lideranças da Paróquia Catedral.


Coordenação da Liturgia da Paróquia Catedral Nossa Senhora de Guadalupe.


Coordenador Paroquial : Anicleto Geraldo

Coordenadora da Catedral: Lélia Brandt

Vice Coordenadora: Jociane

Secretaria: Lindalva

Vice Secretaria: Solange

Responsáveis pela organização, estruturação e motivação da Pastoral juntos, são a ponte entre o Padre e a Pastoral.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page