top of page

Dia 12, dia de Nossa Senhora de Guadalupe


Programação Dia de Nossa Senhora de Guadalupe


Tríduo:

09/12 (Sábado) 19h 1º dia tríduo em honra a Guadalupe com bênção das crianças

10/12 (Domingo) 19h 2º dia do tríduo em honra a Guadalupe com bênção jovens, namorados e noivos

11/12 (Segunda-feira) 19h15 Missa Capela do Santíssimo - 3º dia do tríduo em honra a Guadalupe com bênção das mães e gestantes


12/12 - DIA DA PADROEIRA - NOSSA SENHORA DE GUADALUPE (Terça-feira)

7h Missa Capela do Santíssimo com bênção das Rosas

9h Missa Cripta com bênção vocacional

15h Missa Capela do Santíssimo com bênção dos aposentados e enfermos

19h30 Saída da Imagem Nsa. Sra. de Guadalupe do setor 01 do Jd. Califórnia até a Catedral (ao lado do Costa)

20h Missa com bênção das rosas, das famílias e objetos e após a missa procissão até a Ermida



HISTORIA DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE

Início de dezembro de 1531, um índio chamado Juan Diego, ia de madrugada do povo em que residia à cidade do México para suas aulas de catecismo e ouvir a Santa Missa. Ao chegar junto à colina Tepeyac já amanhecia e escutou uma voz que o chamava pelo nome.

Ele subiu ao cume do monte e viu uma Senhora, cujo vestido era brilhante como o sol, e com palavras amáveis disse: Eu desejo que um templo seja construído aqui, rapidamente; então, Eu poderei mostrar todo o meu amor, compaixão, socorro e proteção, porque Eu sou vossa piedosa Mãe e de todos os habitantes desta terra e de todos os outros que me amam, invocam e confiam em mim. E para realizar o que a minha clemência pretende, vá até ao Bispo do México e lhe diga que Eu manifesto o meu grande desejo, que aqui neste lugar seja construído um templo para mim. Tu dirás exatamente tudo que viste, admiraste e ouviste. Tem a certeza que ficarei muito agradecida e te recompensarei. Eu te ordeno e confio.

“Observa, tu ouviste minha ordem, meu humilde filho, vai e coloca todo teu esforço.” Ele inclinou-se diante dela e disse: Minha Senhora, Eu estou indo cumprir Tua ordem, agora me despeço de Ti.

Sem perder tempo, foi direto ao palácio do bispo, que chegara recentemente e se chamava Frei Juan de Zumarraga, um religioso Franciscano.

Ao chegar, procurou vê-lo, pediu ao criado para anunciá-lo. Esperou muito tempo. Quando entrou, se ajoelhou e disse ao bispo a mensagem da Nossa Senhora do Céu, bem como tudo que havia visto, escutado e admirado. Mas após ouvir toda a conversa, o Bispo incrédulo disse-lhe: “Volte depois, meu filho e eu lhe ouvirei com muito prazer. Eu examinarei tudo e pensarei no motivo pelo qual você veio”.

Retornou a seu povo Juan Diego se encontrou de novo com a Virgem Maria e lhe explicou o ocorrido. A Virgem lhe pediu que ao dia seguinte fosse novamente falar com o bispo e lhe repetisse a mensagem. Esta vez o bispo, disse que devia ir e dizer à Senhora que lhe desse um sinal que provasse que ela era a Mãe de Deus.

Na madrugada de 12 de dezembro Juan Diego partiu às pressas para conseguir um sacerdote, pois seu tio, estava morrendo. Ao chegar ao monte preferiu tomar outro caminho para evitá-la. De repente Ela saiu a seu encontro e lhe perguntou aonde ia. O índio envergonhado lhe explicou o que ocorria. Ela disse ao Índio que não se preocupasse, seu tio já estava curado. Então o índio lhe pediu o sinal que devia levar ao bispo. Ela lhe disse que subisse ao cume da colina onde achou rosas de Castela frescas e coloco-as no poncho, quantas pôde e as leve ao bispo.

Com dificuldade Juan Diego foi recebido pelo Bispo. Ele tinha seu poncho ou sua Tilma, dobrado cheio de rosas. Então, ele abriu a tilma e as flores caíram no chão. Quando o Bispo viu, ainda não acreditou. Então, para espanto de todos os que estavam na sala, no poncho do índio estava estampada a bela imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, como o índio tinha revelado ao Bispo. Todos na sala acreditaram inclusive o bispo. Desse momento em diante, tudo mudou.

O fato causou grande comoção em todo o povo mexicano. Logo foi construída uma grande Igreja no local indicado por Nossa Senhora e o poncho de Juan Diego com a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe impressa foi levado para ser venerado. Guadalupe se tornou o grande Santuário do México, e a devoção a Nossa Senhora de Guadalupe se estendeu por toda América Latina. Em 1979, o Papa João Paulo II consagrou Nossa Senhora de Guadalupe, como Padroeira da América Latina.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page