top of page

Quaresma

Quarenta dias para a intensa experiência, reaprender nossa fé, renascer na Páscoa. O Espírito, em sua pedagogia, nos irá conduzindo, passo a passo, para o batistério da Celebração Pascal


A Quaresma acontece com início na Quarta-feira de Cinzas e continua até a Missa da Ceia do Senhor. São quarenta dias dedicados à preparação para a Celebração da Páscoa, que a Igreja relaciona com os quarenta dias de peregrinação do povo hebreu ruma à terra prometida; os quarenta dias de jejum total de Moisés no Monte Sinai preparando-se para receber a Lei da Aliança; os quarenta dias em que Elias seguia o caminho do Monte Horeb, fugindo da perseguição e o retiro de Jesus no deserto onde passa quarenta dias em jejum, preparando-se para sua vida pública.

A Quaresma é o tempo que precede predispõe a celebração da Páscoa. Tempo de escuta da palavra de Deus e de conversão, de preparação e de memória do Batismo, de reconciliação com Deus e com os irmãos, de recorrer com mais frequência à oração, ao jejum e à esmola. A cor litúrgica é o roxo, não se canta o Glória, nem o Aleluia, que voltarão a ser entoados somente na Vigília Pascal.

A Igreja no Brasil desenvolve nesse tempo da Quaresma a Campanha da Fraternidade, que é um grande movimento de evangelização e de conscientização daqueles pecados mais gritantes da sociedade, que nos impedem de celebrar a Páscoa do Senhor mais plenamente. Faz bem ao coração participar das cerimônias da quaresma, bem como atuar na promoção da Campanha da Fraternidade. Com isto, fazemos o bem, tentamos melhor o mundo, pelo menos a nossa volta e apresentamos um trabalho agradável a Deus, que espera o nosso gesto de acolhimento a Ele e aos nossos irmãos para que venha fazer morada no meio de nós, em nossa vida, na de toda a humanidade, trazendo-nos a paz, a segurança, a salvação.

Fonte: http://cnbbleste2.org.br

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page