top of page

Corpus Christi


A Festa de “Corpus Christi” é a celebração em que solenemente a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia; sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas. Foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264.

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebraro mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia

Nesta festa os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

Milhares de fiéis serão aguardados na Catedral para a celebração da solenidade de Corpus Christi e procissão, que neste ano será na quinta feira (31/05), as 09h30 .

A partir das 05h00 fiéis das Paróquias da Área 1 de nossa diocese, no sentido de unidade e comunhão irão trabalhar na confecção dos tapetes pelo qual seguirá a procissão.

A data é uma das mais especiais do calendário católico. É um momento de muita fé e oração quando Cristo caminha pelas ruas.

A simbologia do caminhar de Jesus é representada pela confecção de tapetes. O trajeto contará com a decoração de mais de 1.200 metros de tapetes confeccionados pelas mais diversas expressões da Igreja Católica da nossa diocese. Os tapetes serão confeccionados com flores, serragem, pó de café, pedrinhas finas, cal e materiais recicláveis. Na decoração do tapete devem predominar a Eucaristia e homenagens a Nossa Senhora.


Venha participar da Festa de Corpus Christi.

05h00 - Início com a Confecção dos tapetes feitos por toda comunidade e suas pastorais e Movimentos..

09h30 - Santa Missa na Catedral Diocesana Nossa Senhora de Guadalupe (obra). Logo após a missa terá a procissão.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page