Please reload

Posts Recentes

Formação Catequistas

September 26, 2017

1/2
Please reload

Posts Em Destaque

Benção das Zeladoras e das Capelinhas

August 13, 2018

 

Semana Nacional da Família: Dia 13/8 (segunda) às 19h15, na Capela do Santíssimo, Benção das zeladoras e das capelinhas. 

 

 

 

1. Quem somos?

Zeladoras da devoção da Capelinha de Nossa Senhora junto às famílias.Somos escolhidas, chamadas e enviadas em missão.

 

2. O que é a devoção da Capelinha?

Capelinha é uma pequena capela, pequena igreja, com uma imagem pequena de Nossa Senhora, que percorre as casas das famílias.

A casa na bíblia é um dos lugares onde Deus, com sua presença, derrama bênçãos e chama para uma missão.

Maria recebe em sua casa, em Nazaré, a visita e o convite do Anjo Gabriel para ser a Mãe de Jesus. Em seguida, vai, apressadamente, à casa de Isabel, para servir, prestando-lhe ajuda.

A casa era o lugar para Jesus realizar as curas e as pregações (Mc 2,1-2). Foi numa casa que Jesus realizou a Última Ceia.

Maria permaneceu junto com os apóstolos, reunidos numa casa em oração. Lá receberam o Espírito Santo.

Os cristãos, no começo, reuniam-se nas casas para celebrar a fração do pão, ouvir a Palavra, viver em comunhão e praticar a caridade.

 

3. Quando e como iniciou a devoção da Capelinha?

A devoção da Capelinha iniciou no ano de 1888, na cidade de Guaiaquil, no Equador, com a finalidade incentivar a prática da vida religiosa, levando a bênção de Jesus às famílias, por meio de sua mãe Maria.

Esta prática tomou o nome de Capelinha de Nossa Senhora da Visita Domiciliária, devoção que se espalhou rapidamente em toda a América. Chegou n o Brasil no ano de 1914, em Belo Horizonte, MG. 

Na diocese de Caxias do Sul a devoção foi trazida de Curitiba, pelos anos e 1950, pela senhora Clélia Manfro, que apresentou a devoção e os objetivos ao Pe. Ernesto Brandalise, pároco da Paróquia da Catedral, que aprovou sua introdução.

Cada paróquia deve procurar lá saber quando iniciou.

 

4. Quais os objetivos da Devoção da Capelinha