top of page

Reflexão do Evangelho por Pe. Aldo Dal Pozzo


26.8.18. 21º Domingo do Tempo Comum.

Leituras bíblicas: Josué 24,1-2a.15-17.17.18b; Sl 33; Ef 5,21-32; Jo 6,60-69.

“A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com Ele” (Jo 6,66).

É o desfecho do capítulo 6 de São João, que contém o anúncio do “Pão descido do céu” (v.33). Aliás, sobraram só os Doze. Aliás, nem os Doze, porque até o Iscariotes já tinha abandonado Cristo, no segredo do seu coração. Descrença que Jesus enxergava, ele que lia as consciências (v.71).

Não é fácil crer na Eucaristia. Quem crê, agradeça esse dom inestimável. Dom divino. Aliás, será que quem não crê na Eucaristia é cristão? A Bíblia diz que não.

Para o povo daquele tempo, que acompanhou Jesus em várias ocasiões, não era difícil crer nele. Não era difícil crer em Jesus que curava cegos ou paralíticos. E o povo acreditou também quando multiplicou o pão, pois até queriam proclamá-lo rei (v.15).

Mas era uma fé humana e natural, imediatista. Não chegaram à fé sobrenatural, divina, ou fé teologal. É um dom divino, uma graça concedida pelo Pai. Os que abandonam o Jesus da Eucaristia, nem sonham em pedir essa graça.

Nosso país está cheio de falsos profetas que anunciam curas, libertações, riquezas, bem-estar, felicidade… para este mundo. Aí seria fácil ser cristão. Mas nem de longe aceitam crer em Cristo presente no pão eucarístico. E muito menos creem que seja necessário para a vida eterna.

Cristo não veio resolver o problema do pão e da saúde: isso a humanidade pode e deve resolver. Veio resolver o problema da vida eterna. Resumindo: quem não vai à Missa (para comer o “pão do céu”), não se salva, disse Jesus (Jo 6,52). Então, esta certeza possuímos: não sabemos o que vai acontecer com quem rejeita a Eucaristia.

“Devemos admirar-nos não dos que abandonam a fé, mas dos que, apesar deste mundo materialista, ainda creem”, disse um Papa.

Ao longo da história, vários fatos nos deram a certeza a respeito da Eucaristia. Por exemplo, só nos últimos anos, se verificaram vários milagres eucarísticos, até hoje visíveis, comprovados científicamente, por vários laboratórios:

Na igreja de São Jacinto, em Legnice, Polônia, no Natal de 2013: hóstia transformada em carne e sangue vivos;

em 15/8/1996, em Buenos Aires, idem;

em 21/10/2006, em Tixtla (México), idem;

em 28/4/2001, em Chiratakonam (India), idem;

em 8/12/2008 (Venezuela), idem;

em 12/10/ 2008, em Sokolka (Polônia), idem. Em todos os casos, o sangue é AB, é tecido do miocárdio, está vivo, é coração de um homem que foi golpeado.

A fé é um ato da inteligência. E é um dom divino. Essa graça Deus concede a quem pede. Corpo e Sangue de Cristo são a vida divina doada.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page