top of page

Show de Talentos da Catequese


Talento um dom que pode ser por de natureza uma habilidade pessoal, um dom nato, uma vocação pessoal, não importa se seja profissional, artístico, musical, social, comunitário. O talento facilita o sucesso nestas atividades, através da demonstração das suas capacidades em áreas tão diversas.

“Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.”1 Pedro 4:10

“Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria.”Romanos 12:6-8

Jesus dá tesouros a cada um de nós: Sua palavra, o Espírito Santo, amor, dons... E com esses tesouros vem a responsabilidade de os administrar bem. Jesus conhece nossas capacidades e não nos dá mais do que conseguimos administrar. A cada um ele dá de acordo com suas habilidades (1 Coríntios 12:4-7).

No Evangelho de Mateus:

«... porque a todo o que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem, ser-lhe-á tirado....» (Mateus 25:14-30)

Quando nascemos Deus nos deu o primeiro presente: O Talento, esse Talento nos permite desenvolver outras qualidades durante a vida, para realizarmos tudo com excelência, precisamos conhecer nosso talento para que seja possível desenvolvê-lo e transformá-lo num recurso útil para evangelizar.

Deus nos dá tantas habilidades, coisas que não merecemos e não teríamos se não fosse a Sua maravilhosa Graça.

A Catequese da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe,Vila A, realiza o Show de Talentos, na sua III Edição.

Com objetivo de promover a Integração entre catequistas, catequizandos, famílias e comunidade;

Oportunizar momentos de reflexão sobre os diversos temas trabalhados durante a catequese;

Valorizar o talento, os dons e a criatividade de cada participante, incentivando-os no desenvolvimento pessoal e espiritual;

Motivar o catequizando na expressão de seus talentos, através de diversas atividades realizadas no Dia de Talentos.

O catequizando na sua expressão é um meio de comunicação evangelizadora além do espaço catequético, usando seus dons para demonstrar à comunidade, sua vocação... pois, a catequese é permanente e continuada. É multiplicar os talentos recebidos de Deus, de modo que ao estar diante Dele no final da vida, não tenha sobrado nem um pouquinho de talento, podendo-se dizer. “Eu usei tudo que o Senhor me deu”.

“Insista em si mesmo; nunca imite. Seu próprio talento você pode apresentar a cada momento com a força acumulada pelo cultivo de uma vida inteira; mas do talento adotado de uma outra pessoa você tem apenas uma extemporânea posse parcial. Faça o que foi designado para você, e nenhuma esperança ou ousadia poderão ser demais. ” (Ralph Waldo Emerson)


Eli Margarida de Azeredo Coutinho Roehrs

Coordenadora Catequese Catedral Vila A

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page