top of page

Nossa Diocese está de luto


Sabendo de que Cristo vive e reina, comunicamos o falecimento de nosso Bispo Diocesano Dom Dirceu Vegini, às 11horas e 30 minutos deste sábado, dia 29 de setembro. Que os Santos Arcanjos o acompanhem neste seu encontro na casa do Pai.

O Velório está sendo realizado na Catedral Diocesana Nossa Senhora de Guadalupe(ao lado do Hospital Costa Cavalcanti: Rua Marapá 456)

Missas nos seguintes horários: Domingo: 16h, 19h e 22h Segunda: missa e última encomendação às 09h30, em seguida sepultamento na Cripta Catedral .

Contamos com as preces e participação de todos!

Dom Dirceu Vegini nasceu em 14 de abril de 1952, no município de Massaranduba (SC). Filho de Clemente Vegini e Maria Vegini, é o terceiro de dez filho do casal.

Em 1965 entrou no seminário dos padres Salesianos, em Massaranduba e, em Rio dos Cedros (SC) e Ascurra (SC) fez o ensino médio. O ensino fundamental fez em São Miguel (SP) e Erexim (RS), na Congregação dos Padres da Consolata.

Cursou filosofia nas Faculdades Associadas do Ipiranga (FAI), de 1974 a 1976, como seminarista do Instituto Missões Consolata e, de 1979 a 1982, o curso de Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, residindo no Colégio Pio Brasileiro, então como seminarista da diocese de Apucarana.

Recebeu a sagrada Ordem do Diaconato em 08 de dezembro de 1983, na Igreja Matriz Santíssima Trindade em Apucarana (PR).

Foi ordenado sacerdote no dia 21 de janeiro de 1984, por Dom Domingos Gabriel Wisniewski, em sua terra natal, incardinado na diocese de Apucarana.

No dia 10 de março de 1984, tomou posse das paróquias: Nossa Senhora de Lourdes de Jacutinga em Ivaiporã (PR); Bom Pastor de Ivaiporã e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Ivaiporã. No dia 06 de março de 1988, assumiu o ofício de pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Colorado.

Diretor da Rádio Colorado AM 1060, em 08 de dezembro de 2000 e presidente da Associação Comunitária de Comunicação e Cultura de Colorado (Rádio Comunitária - Auxiliadora FM 104,9), em 24/05/2004.

Em 15 de março de 2006, o Papa Bento XVI, acolhendo a solicitação de Dom Moacyr José Witti, CSS, de poder contar com a colaboração de um bispo auxiliar, nomeou bispo titular de “Puzia di Bizacena” e auxiliar na arquidiocese de Curitiba (PR), o padre Dirceu Vegini, pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Colorado (PR), diocese de Apucarana.

Sua Ordenação Episcopal realizou-se no dia 02 de junho do mesmo ano, tendo como lema "Comunhão e Participação".

No dia 20 de outubro de 2010, o Papa Bento XVI nomeou Dom Dirceu bispo diocesano de Foz do Iguaçu, sucedendo Dom Laurindo Guizardi no governo de nossa diocese. No di 30 de dezembro de 2010 realizou-se na Catedral Diocesana a Santa Missa de posse.

À frente de nossa Igreja Particular foram inúmeras as atividades realizadas, marcado pelo intenso empenho pastoral e a busca de colocar em prática seu projeto sacerdotal, como ele mesmo escreveu ao ser ordenado bispo: “Assumo hoje o Episcopado como serviço ao Povo de Deus, para edificar a comunhão, tendo como modelo a Santíssima Trindade, perfeita comunhão de amor, para proclamar o Evangelho da Vida, motivando a participação de todos no Reino de Deus, para que em todos Deus seja um. Minha missão continua sendo a de amar com amor de Pai aqueles a quem Deus me confiou, trazendo-os à comunhão e participação.”

Dom Dirceu faleceu no dia 29 de setembro de 2018, Festa da dos Arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel. Estava internado há um mês no Hospital Ministro Costa Cavalcanti, em virtude de um câncer de papila. Durante a internação, passou por quatro cirurgias.

Hoje, 01 de setembro de 2018, memória de Santa Teresinha do Menino Jesus, sepultamos nosso pastor Dom Dirceu, renovando em nós a fé, a esperança e o amor e peregrinando cá na terra, até o dia em que todos nos encontraremos no Reino do Céu.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page