top of page

Reflexão do Evangelho: 1º Domingo do Advento


02.12.2018: 1º Domingo do ADVENTO

Jeremias 33,14-16; Salmo 24; 1Tessalonicenses 3,12-4,2; Lucas 21, 25-28.34-36

ADVENTO: PREPARAR-SE TAMBÉM PARA A SEGUNDA VINDA DE CRISTO!

Sim, no tempo do Advento a liturgia nos faz olhar para as duas vinda de Cristo: a primeira que se celebra no dia 25 de dezembro; e a segunda... lembrada todas as vezes que recitamos o “Creio”: Ele há de vir julgar os vivos e os mortos.

O Evangelho deste domingo fala do fim do mundo e da vinda do Filho do Homem. Ao ler o capítulo 21 de São Lucas, convém observar que, até o versículo 24, o texto fala da destruição de Jerusalém. Quer dizer, no mesmo capítulo temos a profecia de Jesus sobre a destruição dessa cidade, e o anúncio do fim dos tempos.

Nem sempre é fácil de distinguir uma realidade da outra nos textos bíblicos, pois há semelhanças nos dois casos: sinais nos céus, angústia, pavor, desmaio.

O que Jesus nos pede é que estejamos prontos para o dia final. Pois é. Olhemos ao nosso redor e vejamos se são muitos os que estão preocupados com esse dia... Por isso Jesus nos adverte: “Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida...” (v.34). Não podemos correr o risco de sermos surpreendidos como os pássaros que caem na armadilha que lhes prepara o caçador (v.35)

De que maneira podemos nos preparar? “Ficai atentos e orai a todo momento” (v.36), recomenda Jesus. E na segunda leitura, São Paulo nos pede para progredir na vida espiritual. Esta consiste em conhecer as instruções de Cristo para, assim, buscar a santidade, e viver da maneira que agrada a Deus (1Ts 3,13; 4,1-2).

Sem oração, e sem muita oração, nada de bom fazemos em vista da vida futura. Os santos e as santas são nossos mestres, modelo e exemplo. Santa Margarida da Escócia, por exemplo, no tempo do advento e da quaresma, assistia a 5 ou 6 missas por dia. Sim, por dia! Dizia um diretor espiritual: quem quer aprender violão ou piano tem que tocar muito violão e piano... Não tem outro jeito. Quem quer aprender a rezar, tem que rezar muito. Não existe outra receita.

Jesus fala de sinais nos céus. Cito um dentre muitíssimos. Na noite do dia 24 para 25 de janeiro de 1938 a Europa inteira ficou iluminada. A Irmã Lúcia, vidente de Fátima, tinha anunciado, 12 anos antes, aquele clarão, que seria um sinal do terrível castigo que haveria de ser a segunda guerra. Essa tragédia começou 40 dias depois. Os que testemunharam aquela luz, falam do medo que o povo sentiu. Mas... como desculpa para não rezarem, e nem se converterem, e nem se tornarem católicos, muitos ficam discutindo se aquilo não foi aurora boreal... embora fosse totalmente diferente de uma aurora boreal. E não querem olhar para os outros muitos sinais, que, aliás, só existem no ambiente católico.

O julgamento vem. Só Deus sabe quando. As pessoas sábias se preparam, com oração e boas obras, para aquele “dia de ira”, como diz um hino litúrgico.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page