top of page

Iniciação à Vida Cristã- tema abordado no primeiro dia da Semana Nacional da Família


Iniciou no dia 11 de agosto, a Semana Nacional da Família na Catedral. Todos os dias um tema será abordado e uma benção será dada. Na abertura o tema abordado foi Iniciação da Vida Cristã. A catequista Lúcia Tomio falou sobre o assunto para os presentes na celebração.


Segue trecho sobre o assunto:

No mês vocacional, visualizamos as famílias de nossa comunidade e reflitamos sobre a Iniciação à Vida Cristã, fazendo-nos a pergunta: E nossa família, como vai? Inspiremo-nos no exemplo de Jesus Cristo, com suas duas naturezas: Humana e Divina. Sendo humano provou de todas as nossas limitações e teve o apoio de seus pai: Maria e José que o protegeram , orientaram, levaram ao templo e estavam com Ele em todas as fases de seu desenvolvimento, inclusive, Maria estava junto Dele no calvário e aos pés da Cruz, no extremo de sua dor humana. Sendo desta forma comunidade com Deus Pai, Deus Espírito Santo: A Santíssima Trindade. A Iniciação à Vida Cristã nos apresenta um encontro querimático, onde acolhamos o dom da fé, deixando este Cristo humano e Divino ser o Centro de nossa fé. Temos que formar discípulos que praticam a fraternidade e o amor ao próximo, mas estes são forjados no lar, no útero de nossas mãezinhas que ao estar em nossa comunidade católica são as primeiras catequistas e junto com seus maridos e familiares garantem o crescimento na fé, acompanhando desde a infância, adolescência e juventude os nossos cristãos, pois a família, junto aos catequistas, Padres e demais leigos engajados nos Movimentos e Pastorais desta comunidade, unidos, poderemos transmitir a integridade de nossa fé. Cristãos não nascem prontos, se fazem. Isso nos diz Tertuliano, portanto, nós família e comunidade juntos devemos proporciona o encontro mistagógico com Cristo a todas as pessoas e depois, numa caminhada rumo à fé madura, nos esmerar na Leitura Orante da Palavra de Deus, em nossos lares e grupos de Família, participar, nas idades adequadas dos grupos de adolescentes ou jovens, incentivar e acompanhar nossos filhos na Catequese, sendo os introdutores na fé, sem deixar de nos abastecer do alimento espiritual: a Eucaristia, que nos é ofertada diariamente aqui na Catedral. Mas porém, com um compromisso maior nos nossos encontros dominicais, o dia do Senhor. O Papa São João Paulo II já nos exortava ao falar que a família é o Berço da sociedade. Recuperemos em nossas famílias os valores éticos, para sermos cuidadores uns dos outros. Conservemos aos Pilares da Fé, expressos no Catecismo da Igreja Católica: Pai Nosso, Creio, Sacramentos e Mandamentos. Acompanhemos e procuremos entender as riquezas das celebrações dentro do Ano Litúrgico. E principalmente lutemos para que nossa vida pública seja tão dogma quanto nossa vida espiritual, sem hipocrisias, para que possamos falar, fazer e ser como verdadeiras testemunhas vivas de Nosso Senhor! Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page