12-Nov-2019

Please reload

Posts Recentes

Formação Catequistas

September 26, 2017

1/2
Please reload

Posts Em Destaque

Iniciação à Vida Cristã- tema abordado no primeiro dia da Semana Nacional da Família

August 12, 2019

Iniciou no dia 11 de agosto, a Semana Nacional da Família na Catedral. Todos os dias um tema será abordado e uma benção será dada. Na abertura o tema abordado foi Iniciação da Vida Cristã. A catequista Lúcia Tomio falou sobre o assunto para os presentes na celebração.

 

Segue trecho sobre o assunto: 

No mês vocacional, visualizamos as famílias de nossa comunidade e reflitamos sobre a Iniciação à Vida Cristã, fazendo-nos a pergunta: E nossa família, como vai?
Inspiremo-nos no exemplo de Jesus Cristo, com suas duas naturezas: Humana e Divina.
Sendo humano provou de todas as nossas limitações e teve o apoio de seus pai: Maria e José que o protegeram , orientaram, levaram ao templo e estavam com Ele em todas as fases de seu desenvolvimento, inclusive, Maria estava junto Dele no calvário e aos pés da Cruz, no extremo de sua dor humana.
Sendo  desta forma comunidade com Deus Pai, Deus Espírito Santo: A Santíssima Trindade.
A Iniciação à Vida Cristã nos apresenta um encontro querimático, onde  acolhamos o dom da fé, deixando este Cristo humano e Divino ser o Centro de nossa fé.
Temos que formar discípulos que praticam a fraternidade e o amor ao próximo, mas estes são forjados no  lar, no útero de nossas mãezinhas que ao estar em nossa comunidade católica são as primeiras catequistas e junto com seus maridos e familiares garantem o crescimento na fé, acompanhando desde a infância, adolescência e juventude os nossos cristãos, pois a família, junto aos catequistas, Padres e demais leigos engajados nos Movimentos e Pastorais desta comunidade, unidos, poderemos transmitir a integridade de nossa fé.
Cristãos não nascem prontos, se fazem. Isso nos diz Tertuliano, portanto, nós família e comunidade juntos devemos proporciona o encontro mistagógico com Cristo a todas as pessoas e depois, numa caminhada rumo à fé madura, nos esmerar na Leitura Orante da Palavra de Deus, em nossos lares e grupos de Família, participar, nas idades adequadas dos grupos de adolescentes ou jovens, incentivar e acompanhar nossos filhos na Catequese, sendo os introdutores na fé, sem deixar de nos abastecer do alimento espiritual: a Eucaristia, que nos é ofertada diariamente  aqui na Catedral. Mas  porém, com um compromisso maior nos nossos encontros dominicais, o dia do Senhor.
O Papa São João Paulo II já nos exortava ao falar que a família é o Berço da sociedade.
Recuperemos em nossas famílias os valores éticos, para sermos cuidadores uns dos outros.
Conservemos aos Pilares da Fé, expressos no Catecismo da Igreja Católica: Pai Nosso, Creio, Sacramentos e Mandamentos.
Acompanhemos e procuremos entender as riquezas das celebrações dentro do Ano Litúrgico. E principalmente lutemos para que nossa vida pública  seja tão dogma quanto nossa vida espiritual, sem hipocrisias, para que possamos  falar, fazer e ser como verdadeiras testemunhas vivas de Nosso Senhor!
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
 

 

Share on Facebook
Share on Twitter