top of page

Dia do Nascituro


No dia 08 celebramos o dia do Nascituro, que vem do Latim Nascituru – aquele que há de nascer. A data celebra então o direito à proteção da vida e saúde, à alimentação, ao respeito e a um nascimento sadio. O objetivo é suscitar nas consciências, nas famílias e na sociedade o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos.

A aliança pela vida e pela veneração a toda criatura, como dom de Deus, nos leva a dirigir nosso olhar de gratidão para cada criança que nasce. Junto a um nascituro vemos nele a confiança que Deus deposita em nós, a esperança de uma humanidade renovada, porque visitada pelo céu. A violência nefanda com a qual ceifamos a vida a um ser indefeso e inocente, atualiza um holocausto silencioso, porém não menos cruel, que abandona os valores humanos mais nobres e compassivos. Se queres paz, defende a vida, protege a vida, opta pela vida, pois quando a destruímos, estamos a alimentar e nutrir o círculo de ferro e a espiral da violência que torna nosso ambiente irrespirável e totalmente inseguro.

As diversas justificações elaboradas para referendar a prática do aborto, tem como raiz comum deslegitimar a presença e alteridade do nascituro como pessoa humana, atendendo interesses ou situações às vezes sentimentais, outras de conforto financeiro, ou de dominação imperial, chamando de interrupção da gravidez, o que os bombardeios inteligentes chamam de danos colaterais, ou seja, eliminação de vidas humanas. É necessário apostar na cultura da vida, do encontro, da reverência a todo ser humano, considerando o nascituro um presente, um dom e alguém que vem para partilhar a sua vida, o seu destino, a sua missão com toda a humanidade que fica enriquecida e enobrecida com a sua chegada.

Quando aprimorarmos o nosso cuidado, ternura e valorização, em relação ao nascituro, teremos também como um desdobramento virtuoso, o cuidado para com as pessoas portadoras de deficiência, os idosos, os pobres e o respeito à integridade do planeta. Deus seja louvado!

ORAÇÃO

Nós vos louvamos, Senhor, Deus da Vida. Bendito sejais, porque nos criastes por amor. Vossas mãos nos modelaram desde o ventre materno. Nós vos agradecemos pelos nossos pais, famílias e todas as pessoas que cuidam da vida humana desde o seu início até o fim. Em Vós somos, vivemos e existimos. Abençoai todos e todas que zelam pela vida humana e a promovem. Abençoai as gestantes e todos os profissionais da saúde. Dai às pessoas e às famílias o pão de cada dia, a luz da fé e o amor fraterno. Nossa Senhora Aparecida, intercedei por nossos nascituros, nossas crianças, nossos jovens, nossos adultos e nossos idosos, para que tenham vida plena em Jesus, que ofereceu sua vida em favor de todos. Amém.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page