top of page

Reflexão do Evangelho 26/04/2020 por Pe. Aldo Dal Pozzo



26.04.2020: 3º DOMINGO DA PÁSCOA Atos 2,14.22-33; Salmo 15; 1Pedro 1,17-21; Lucas 24,13-35


LONGO CAMINHO

Lemos neste terceiro domingo pascal o relato sobre os discípulos de Emaús. O nome de um deles é Cléofas (v.18). Estavam voltando para casa, no final das celebrações da Páscoa. Foram alcançados na estrada e acompanhados pelo Ressuscitado, que eles reconheceram somente depois, “ao partir o pão”. Durante a caminhada, não esconderam a decepção: "Esperávamos que ele (Jesus) fosse quem libertaria Israel; em vez disso ...". Isso significa que também os Apóstolos estavam decepcionados . Mas havia alguma esperança: "No entanto, algumas mulheres que estão entre nós nos deixaram muito surpresos".

O suposto estrangeiro lhes explica as Escrituras e, depois, aceita o convite: "Fique conosco, porque é tarde e o dia está prestes a terminar". E se revela "AO PARTIR O PÃO". Seguramente é o GESTO EUCARÍSTICO da ÚLTIMA CEIA, ao qual, talvez, Cléofas também tenha estado presente.

Notemos o seguinte. Na etimologia de seu nome, descobrimos que Cléofas (“qeliyophas”, em hebraico: Lc 24,18) e Alfeu (“halephay”: Mt 10,3) são a mesma pessoa, porque os filhos são os mesmos. Tudo indica que Cléofas-Alfeu é o pai de Tiago Menor e José, irmãos, ou seja, primos do Senhor. No evangelho de João, Maria, mãe de Tiago e José, é chamada esposa de Cléofas e é chamada de irmã = prima) da mãe de Jesus (Jo 19,25; Mc 15,40).

Por sua vez, o historiador palestino Hegesipo afirma que Cléofas é o irmão de São José e pai de Judas e Simão E Simão foi escolhido a suceder Tiago, o Menor, como bispo de Jerusalém. Como se sabe, São Tiago, o Menor, morreu ao ser jogado do alto do templo. Em resumo, podemos dizer que esse discípulo de Emaús, Cléofas, é marido da irmã (= prima) da mãe de Jesus, que estava presente lá no Calvário.

(Notemos de passagem que Cléofas é pai de quatro “irmãos” (= primos) de Jesus. E lembremos que o primeiro ignorante que falou que Jesus teria tido verdadeiros irmãos e irmãs, foi um tal de Helvídio, no ano 380. E, na ocasião, São Jerônimo escreveu um livro só para dar-lhe umas boas lições de língua e cultura hebraica.)

Assim, esse Cléofas é uma peça chave para esclarecer o assunto. Como Maria de Cléofas é a mãe de Tiago Menor, José, Judas e Simão, segue-se que Cléofas é o pai deles. Pai de três apóstolos! Segundo Eusébio e S. Jerônimo, Cléofas era natural de Emaús.

E em Emaús, de acordo com uma tradição antiga, Cléofas, "testemunha da ressurreição", foi martirizado. São Jerônimo diz que sua casa já havia sido convertida em igreja no século IV. Na verdade, hoje não se sabe bem onde ficava essa vila.

“RECONHECERAM JESUS AO PARTIR O PÃO”. Quem não aceita a EUCARISTIA está muito longe de Cristo. Um tipo de MILAGRE EUCARÍSTICO é o fato de muitos santos e santas terem vivido anos a fio se alimentando unicamente do “pão consagrado”, e com vida ativa, gastando muita energia. Santa Catarina de Sena viveu os últimos 9 anos comendo unicamente a hóstia consagrada; Santa Ludovina, 27 anos; S. Nicolau de Flue, 20 anos; Marta Robin, 56 anos; as beatas Domenica Lazzari e Luisa Lasteau, 14 anos; Ana Catarina Emmerick, Luísa Piccareta... vários outros... etc. A certeza da ressurreição de Cristo mudou completamente a vida de muita gente, desde aquele tempo.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page