top of page

Reflexão do Evangelho


05.07.2020. 14º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Zacarias 9,9-10; Salmo 68; Romanos 8,9.11-13; Mateus 11,25-30


AS PREFERÊNCIAS DE CRISTO

“Dou-te, graças, ó Pai... Ocultaste estas coisas aos entendidos e as revelaste aos humildes” (Mt 11,25 - em grego bíblico: “nepiois”= pequeninos, néscios, pueris). Já no AT havia esta afirmação: “Deus revela seus segredos aos humildes” (Eclesiástico 3,20). (De passagem, podemos observar que aqui temos mais umas das muitíssimas provas de que Jesus lia e conhecia os SETE LIVROS do AT que os protestantes rejeitam. Na “Bíblia de Jerusalém” (Paulus) é fácil observar isso nas citações verticais às margens do texto. Sim, os Apóstolos e a Igreja primitiva liam estes livros.)

Antes de pronunciar essas palavras em forma de oração, Jesus havia amaldiçoado algumas cidades soberbas e arrogantes. “Ai de ti Corazim, ai de ti Betsaida! Pois se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres realizados em vós, há tempo teriam feito penitência com pano de saco e cinza” (Mateus 11,21).

Sem humildade não se aprende as Escrituras nem qualquer ciência. Aliás, para compreender a Bíblia, é necessário ler também os autores cristãos das primeiras gerações, como S. Inácio de Antioquia, S. Clemente Romano, Orígenes, etc. Sim, são os discípulos dos Apóstolos que nos podem esclarecer a respeito de textos difíceis da Bíblia. Deve-se observar o que ensinavam, como organizavam as comunidades, como resolviam certas questões, etc.

A soberba consistiu em não aceitar os ensinamentos dos prodígios que Jesus realizava. Ora, a inteligência existe justamente para analisar os fatos. E não existe sabedoria sem os fatos. (O filósofo Boécio definiu assim a ciência: “A adequação do intelecto à coisa”.) A revelação bíblica não se fez por meio de inspirações particulares, utilizando apenas a imaginação. Estaríamos perdidos, pois este mundo está cheio de gente que acha que teve ideias maravilhosas, vindas à noite, enquanto dormia...

Não existe outro meio de acreditar senão enxergando fatos. É assim que a Igreja age quando se trata de verificar se alguém é santo taumaturgo de verdade ou é um falsário. Esse pessoal que acha que pode entender as Bíblia sem olhar para os fenômenos supranormais, está completamente perdido no subjetivismo, na arrogância e na presunção humana.

O profeta Isaías já se tinha defrontado com questões semelhantes. Também no tempo dele havia prodígios, mas não tinham fé. “A sabedoria dos seus sábios fracassará” (Is 29,14).

O Catecismo da Igreja Católica diz que A FÉ É UM ATO DA INTELIGÊNCIA (CIC 155). . Pois é. Com a chegada dos modernos e muito acessíveis meios de comunicação, hoje em dia muita gente se julga “sábio” e “entendido” mesmo sem estudar.

Diz mais o Catecismo: “Por isso, os milagres de Cristo e dos santos, as profecias, a propagação e a santidade da Igreja, sua fecundidade e estabilidade “constituem SINAIS CERTÍSSIMOS DA REVELAÇÃO, adaptados à inteligência de todos” (n.156). Conhecer esses SINAIS nos conduz à única e verdadeira Igreja de Cristo.

Por exemplo. Por que será que os “entendidos ”, os soberbos e arrogantes não querem ir VER ALGUM MILAGRE EUCARÍSTICO, como o ocorrido no dia 1º de julho de 1310, em Fiecht (Áustria)? Está ainda INTACTO o SANGUE guardado num relicário... Um sacerdote rezava missa... duvidava... o cálice se encheu de sangue... Se não quer crer, procure ao menos ver. Já seria alguma coisa.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page