top of page

São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas

Neste sábado, 15 de agosto, a Igreja Católica celebra também a memória litúrgica de São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas.


Eles são responsáveis por auxiliar aos sacerdotes durante as Celebrações Eucarísticas. Acólitos, como também são conhecidos, eram exclusivamente homens, mas a partir do documento Sacramento da Redenção (Redemptionis Sacramentum), o Papa João Paulo II autorizou o serviço feminino no altar. “O grupo de coroinhas é uma fonte de vocações e, a partir daí, temos que orientar e trabalhar na formação para que possa ser desenvolvida a abertura ao chamado de Deus”,


Segundo Papa Francisco em um encontro com mais de 50 mil coroinhas: “Para falar aos outros de Jesus é preciso conhecê-lo, amá-lo e ter a experiência na oração, na escuta de sua Palavra. Nisso vocês são facilitados pelo serviço litúrgico que prestam, que lhes permite estar próximo de Jesus. Dou-lhes um conselho: o Evangelho que vocês ouvem na liturgia, releiam-no pessoalmente, em silêncio, e apliquem-no à vida de vocês; e com o amor de Cristo, recebido na santa Comunhão, vocês podem colocá-lo em prática. O Senhor chama cada um de vocês a trabalhar em seu campo; chama-os a serem alegres protagonistas de sua Igreja, prontos a comunicar a seus amigos aquilo que Ele lhes comunicou”, concluiu Papa Francisco.


Fonte: https://noticias.cancaonova.com




Padroeiro dos coroinhas: São Tarcísio foi acólito do Papa Xisto II, servindo ao altar e acompanhando o Santo Padre nas Celebrações Eucarísticas. Tornou-se mártir aos 12 anos ao levar hóstias para cristãos prisioneiros.

Tarcísio foi sepultado junto ao Papa Stefano em Roma. O Papa Paulo I determinou que seu corpo fosse transferido para a Basílica de São Silvestre no Vaticano. Hoje, suas relíquias encontram-se no altar principal da mesma basílica. Por sua fé heroica foi declarado padroeiro dos coroinhas ou acólitos.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page