top of page

Reflexão do Evangelho 21.10.2018 29º Domingo do Tempo Comum



Isaías 53,10-11; Salmo 32; Hebreus 4,14-16; Marcos 10,35-45


LUGAR DE HONRA A QUEM SOFRE POR AMOR A CRISTO.


O texto do Evangelho de hoje (Mc 10,35-45) traz a conhecida cena em que a mãe dos apóstolos João e Tiago pede a Jesus que lhes conceda um lugar de honra no seu Reino. E o Evangelho diz que os outros dez discípulos se indignaram com isso (v.41).


Mas parece que não precisamos indignar-nos também nós. Pois a família de Zebedeu tinha muita familiaridade com Jesus. Tudo indica que a mãe de Tiago e João se chama Salomé. Ela estava presente junto à cruz de Jesus (cf. Mt 27,56; Mc 15,40). De modo que sofreu por Cristo. Além do que, seguramente, ainda vivia quando seu filho, Tiago, chamado Maior, foi morto por ordem do rei Herodes Agripa (Atos 12,2).


Aliás, como curiosidade: o rei Herodes , o Grande, procurou matar Jesus menino (Mt 2); seu filho Herodes Antipas mandou matar João Batista (Mt 14,1-12); e seu neto Herodes Agripa mandou matar Tiago... e prender Pedro, etc. (At 12).


Então, essa Salomé, mãe dos filhos de Zebedeu (João e Tiago) teve ocasião de ser uma verdadeira mártir de Cristo. Inclusive porque não faltaram tribulações a seus filhos, como João, que também estava junto à cruz. (Naquele tempo, os soldados não permitiam que homens adultos ficassem junto a um condenado, a fim de impedir algum tipo de distúrbio. Por isso, somente mulheres puderam acompanhar Jesus no Calvário, com exceção de João, ainda jovem.) E a mesma mãe de Tiago e João foi ao sepulcro de Jesus, na manhã da ressurreição (Mc 16,1).


Aliás, existe a Basílica de Santa Salomé, em Veroli, Itália, e esta santa mãe de São Tiago e São João, é padroeira desta cidade. E a história conta que, na ocasião em que foram encontradas as relíquias dessa santa, brotou sangue vivo dos seus ossos, em 1209, aí em Veroli. (Não precisamos duvidar muito, pois, por exemplo, todo dia 19 de setembro, ainda neste ano 2018, em Pozzuoli, Nápoles, a pedra sobre a qual São Genaro foi martirizado, suou sangue; e o famoso sangue desse mesmo santo se liquefez.)


Assim, a mãe dos filhos de Zebedeu, que fez um pedido a Jesus, pedido que irritou os demais apóstolos, entendeu muito bem o ensinamento de Jesus, e se entregou, ela também, à obra apostólica, nas alegrias e dores. E recebeu a recompensa dos Apóstolos.


Uma última observação: os ossos dos Doze Apóstolos estão todos em igrejas católicas. E também estão em igrejas católicas relíquias ou ossos de outros personagens do Novo Testamento, como essa Salomé, e Estêvão, Paulo, Barnabé, Madalena, Marta, Maria, Lázaro, Felipe (diácono), Nicodemos, Gamaliel, João Batista, Lucas... Pois é. Existe uma única Igreja que pode dizer que foi fundada por Cristo.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page